167 jovens para 1º turno de Serviço Militar
A Província de Maputo enviou semana finda 167 jovens de ambos sexos para o 1º turno de incorporação no Serviço Militar. Os jovens serão formados nas áreas do Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra em Cuamba (18),
na Província de Niassa (18), Chókwe, Província de Gaza (18), Chimoio, Província de Manica (27), Catembe (32), Cidade de Maputo e Manhiça (72) Província de Maputo.
Estes dados foram divulgados na cerimónia pública de despedida dos jovens recrutas, realizada na sede do Governo Provincial de Maputo sob orientação da Secretária Permanente Provincial, Claudina Mazalo.
Discursando na ocasião em nome do Governador Provincial, Claudina Mazalo afirmou que os recrutas irão interagir, formar-se e conviver com outros jovens oriundos de outras províncias e com outras experiências e maneiras de ser e estar diferentes. Por isso, dirigindo – se aos recrutas “vocês devem dignificar a imagem da Província de Maputo através do vosso bom comportamento, disciplina, aprumo, responsabilidade e preservação da Unidade Nacional”.
A governante frisou que a atitude daqueles jovens equipara-se à decisão tomada pelos Jovens de 25 de Setembro de 1964 que trouxeram a liberdade e a alegria de resgatarmos a nossa personalidade de sermos moçambicanos livres e independentes da dominação estrangeira.
Em mensagem lida na ocasião, os jovens recrutas comprometeram-se a dignificar a confiança e a oportunidade que lhes é dada de aprender a defender a pátria.