Aluno da Noroeste 1 Campeão Nacional Olimpíadas Académicas em Matemática
Trata-se de Albino Rafael de 17 anos de idade, actualmente frequenta a 11ª classe na Escola Secundária Noroeste-1, vencedor da 8º edição da olimpíada académica em matemática a nível nacional. A competição realizou-se na fase intercalar do Iº e IIº Trimestre, em Mocuba na Província da Zambézia.
Segundo Albino Rafael a conquista é fruto de um trabalho árduo, dedicação persistência, ter a capacidade de aliar a teoria e a prática, acima de tudo o apoio incondicional dos professores e familiares. "o segredo para vencer foi dedicação e esforço, temos que ter a capacidade de associar a teoria e a prática e tive a ajuda dos meus familiares e o professor foi fundamental para o esclarecimento de algumas duvidas". Disse Albino ressaltou ainda, que para o futuro gostaria de seguir um curso superior que agregue todas as disciplinas de ciência, nesse sentido uma das Engenharias.
Apesar de Albino ainda não ter concluído o Ensino médio, ele resolve problemas de matemática, em particular, e ciências no geral, das classes superiores, por exemplo, para além de dar explicação os seus colegas, ajuda igualmente aos candidatos aos exames extraordinários da 12ª classe e de admissão ao ensino Superior.
Segundo o professor orientador, João Carlos Sapatinha, o aluno vencedor é muito dedicado e mostra vontade de aprender e aprender mais, exemplo disso segundo o professor é a insistência que o aluno tem em pedir mais exercícios para resolver.
Em seguida O professor Sapatinha explicou a nossa reportagem os procedimentos para entrada e selecção para a olimpíada.
"Olimpíada académica é competição académica e pesquisa de talentos a nível da ciência. A selecção para a competição para o nacional é feita numa primeira fase entre as escolas, em seguida a fase distritais, a fase da cidade e por fim entre províncias, onde escolhe-se os 4 melhores da província para a fase nacional e o vencedor esse ano seguiu todas fases todas com êxito". Explicou o professor e já na fase nacional os candidatos a título tem que resolver de forma convincente a avaliação dada, entretanto o aluno vencedor mostrou na sua resolução caminhos mais convincentes e surpreendeu ao júri, pois conseguiu a nota máxima da prova, 20 valores para o espanto de todos.
O Director da Escola Secundaria Noroeste 1, Arlindo Manuel Massingue considera o aluno vencedor como "superdotado" pois é a pessoa confiada pela escola para preparar os alunos que são submetidos aos exames extraordinários da 12ª classe. E espera que ele sirva de inspiração para os outros alunos se aplicarem e quiçá seguirem o mesmo caminho.
De referir que, em Setembro próximo, em São Tomé e Príncipe, Albino Rafael vai concorrer em olimpíadas academias a nível da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).