Ano Lectivo 2018, Cidade de Maputo introduz o Ensino Bilíngue
Essa garantia foi dada pelo Director Adjunto da Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo, numa conferência de imprensa realizada na quarta-feira (17), na cidade de Maputo.
Numa primeira fase o ensino será implementado em oito escolas de quatro Direcções Distritais de Educação e Cultura da Cidade de Maputo nomeadamente: KaTembe, KaMubukwana, KaMavota e KaNyaka respectivamente, e serão abrangidas apenas as 1ª classes na língua materna local.
Segundo o Chefe de Departamento da Direcção Pedagógica ao nível da DEDHCM, Francisco Mandlate a modalidade será implementada para melhorar o aproveitamento dos alunos ̎ o objectivo do ensino bilingue é integrar as crianças com dificuldades de aprendizagem na língua oficial com recurso a língua materna. ̎
Para o efeito, está programada para breve uma formação para 15 professores e quatro técnicos distritais que estão envolvidos no projecto
De referir que O Projecto de Ensino Bilingue em Moçambique (PEBIMO) teve início nos anos 90, sendo que a fase experimental abrangeu a província de Gaza e Tete entre 1993 e 2003 e a segunda fase foi de 2003 a 2004 em 16 línguas, nomeadamente Emakhuwa, Shimakonde, Kimwani, Ciyawo, Cinyanja, Echuwabo, Elómwe, Cinyunguwe, Cisena, Cindau, Ciwutee, Citshwa,Gitonga,Cicipo. Xichangana e Xirhonga. In Diario de Moçambique(15.11.17)