Criada comissão para protecção de portadores de albinismo
O governo moçambicano acaba de criar uma comissão multi-sectorial para propor medidas de contenção dos actos criminais praticados contra pessoas portadoras de albinismo e de protecção a esta camada social.
A decisão foi tomada, esta Terça-feira, em Maputo, na Trigésima Sessão do Conselho de Ministros.
O porta-voz do Conselho de Ministros, Mouzinho Saíde, disse que a comissão será liderada pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.
A província de Nampula lidera a lista de casos criminais contra pessoas portadoras de albinismo, com oito casos de ofensas corporais e dois assassinatos.
Ainda nesta sessão, o governo apreciou a informação sobre a eleição de Moçambique à presidência do órgão da SADC para a cooperação nas áreas de política, defesa e segurança, no biénio 2015/2016.
Sobre esta matéria, o porta-voz do Conselho de Ministros disse que o plano de Acção do país inclui a consolidação da paz, segurança e estabilidade, procurando reafirmar e consolidar a boa imagem de Moçambique na região e no mundo.
O executivo moçambicano apreciou ainda, o relatório da visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Zimbabwe, nos dias 28 e 29 de Agosto último, onde, na qualidade de convidado de honra, do presidente Robert Mugabe, inaugurou a Feira Agrícola de Harare. (fonte: RM)