Ensino Bilingue Abrange Cerca de Dois Milhões de Alunos em Moçambique
O Ensino Bilingue é uma modalidade de ensino que foi introduzido numa fase experimental em 1993 a1997 numa escola das Províncias de Gaza e Tete com as línguas materna local. Em 2017, incrementou-se a expansão abrangendo actualmente um total de 3,5550 escolas primárias e um universo de quase dois milhões de alunos em todo país.
Esses dados foram facultados ontem, em Maputo, pela sua Excia a Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, dr. Conceita Sortane no âmbito da abertura do Fórum Nacional sobre Educação Bilingue cujo o lema é ``Por uma Educação Inclusiva, Competitiva e de Qualidade``.
O Governo Moçambicano através do MINED reconhece que o ensino Bilingue contribui significativamente para a qualidade de ensino, visto que a maior parte dos alunos tem o contacto com a língua portuguesa quando entra na escola pela primeira vez. ` 89,2% de Moçambicanos só usam o português quando começam a frequentar a escola e têm de aprender a ler, a escrever e a fazer cálculos nesta língua. ` `referiu Sortane
O encontro de dois dias (11 e 12) visa partilhar experiência do MINEDH na implementação do ensino Bilingue bem como reflectir sobre a importância do reconhecimento do multilinguismo e o uso de vários recursos linguísticos de que o país despõe, na construção de uma sociedade inclusiva e de oportunidade iguais para todos.
De referir que, na cidade de Maputo, a Educação Bilingue foi implementada no presente ano lectivo abrangendo Numa primeira fase oito escolas de quatro Direcções Distritais de Educação e Cultura da Cidade de Maputo nomeadamente: KaTembe, KaMubukwana, KaMavota e KaNyaka respectivamente, e serão abrangidas apenas as 1ª classes na língua materna local.