Ensino Bilingue a bom ritmo na ``kaTembe``

Data: 09/07/2018
Ensino Bilingue a bom ritmo na ``kaTembe``

O Director da Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo (DEDHCM), Artur Armando Dombo mostrou-se satisfeito com o grau de implementação do ensino bilingue na Direcção Distrital de Educação e Cultura KaTembe (DDECK) na Cidade de Maputo.

Essa satisfação foi manifestada (18.6), no primeiro dia de trabalho, no quadro de visita de supervisão e monitoria de dois dias que o Director da Cidade efectua a DDEC KaTembe.

Depois de ter assistido uma aula do ensino bilingue da 1ª classe, na EPC Inguide, o titular da pasta da educação da cidade de Maputo felicitou os intervenientes envolvidos nessa modalidade de ensino e encorajou-o no sentido de dar continuidade ao trabalho, visto que está a dar resultados positivos.

´´ parabéns a todos, quero encorajar ao senhor professor e a directora para potenciarem o ensino bilingue, as crianças estão a assimilar bem a matéria. ´´ Disse Dombo.

 

Aula é dada na língua materna local, e no decorrer da aula o professor testa a capacidade dos alunos na língua portuguesa, pedindo aos alunos que leiam um texto no caderno e em seguida pergunta o que significa na língua portuguesa, e os alunos respondem acertadamente mostrado a eficácia daquela modalidade no processo de ensino e aprendizagem.

De salientar que a para além da EPC Inguide, igualmente a EPC Mutsêkwa abraçou a iniciativa do ensino bilingue, totalizando duas escolas na DDECK.

Ainda no primeiro dia, o Director da Educação da Cidade de Maputo e sua comitiva escalaram a DDECK, a EPC Lewis Pethrs e a Escola feminina da Katemba para se inteirar das actividades de educação desenvolvidas naquele ponto da cidada das acácias.  

 Em todos as intervenções, Dombo apelou aos gestores de educação a pautar pelo diálogo para minimizar os casos de absentismo e trabalhar mais, e melhor com os alunos das primeiras classes, principalmente, para melhorar as competências de leitura, escrita e cálculos de modo a preparar- se para a 3ª avaliação Nacional das competências prevista para o próximo ano, para que a cidade de Maputo recupere o seu lugar cimeiro na tabela classificativa.