Governadora Insta Produtores Agrícolas a Aumentarem os Níveis de Produção
Em visita a um grupo de produtores agrícolas de Ka Nyaka, a Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, instou aos produtores do distrito a intensificar a produção com vista a satisfazer em grande medida as necessidades de consumo da população local bem como aumentar a quantidade e a qualidade dos produtos fornecidos às instâncias turísticas para que estes não recorram a produtos de fora.
A governante manifestou a sua satisfação com o trabalho desenvolvido pelo extensionista do distrito que está elevar a capacidade produtiva dos agricultores.
O extensionista cobre não só todas as associações de produtores como também o Campo de Demonstração de Resultados (CDR), este último que inclui alunos que aprendem as técnicas de produção. Este campo que conta com 288 produtores de todos os bairros tem por objectivo disseminar e transmitir novas tecnologias de produção, bem como servir de campo de multiplicação de plântulas de hortícolas e rama de batata-doce.
Em visita a alguns dos campos de produção, a dirigente notou com satisfação e encorajou o desempenho dos serviços distritais da agricultura que estão a apresentar resultados muito positivos em termos de qualidade dos produtos.
O distrito produz culturas diversas com destaque para hortícolas, alface, repolho, couve, tomate, cebola, pepino, pimento, salsa, cenoura, amaranthus sipinusus vulgo ntseque, raízes e tubérculos como a bata doce e mandioca, leguminosas - amendoim e feijão jogo - e fruteiras.
As culturas produzidas são na sua maioria destinadas ao auto-consumo e comercialização, melhorando por conseguinte a dieta alimentar e nutricional.
Na presenta campanha agrícola o rendimento esperado é de 480 toneladas produzidas em oitociclos. Para os produtores, esta meta será superada caso tivessem acesso a sementes de qualidade, insumos e financiamento para actividades agropecuárias.