Jakaya Kikwete em Maputo
O Presidente da República Unida da Tanzania, Jakaya Kikwete, chega hoje a Maputo para uma visita de Estado de dois dias a Moçambique a convite do seu homólogo Filipe Nyusi.
O programa da visita prevê para esta manhã a realização duma cerimónia de deposição de coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, logo após a sua chegada, seguido dum encontro “tête-à-tête” entre os dois chefes de Estado, conversações a nível ministerial e conversações oficiais.
À tarde Kikwete será recebido, em encontro de cortesia, pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, após o que receberá das mãos de David Simango a chave da cidade de Maputo. Está igualmente prevista uma visita à sede do Partido Frelimo.
Já ao cair da noite o Presidente Filipe Nyusi vai oferecer um banquete de Estado ao seu homólogo tanzaniano. Amanhã, último dia da visita, o Chefe de Estado tanzaniano, que se faz acompanhar de sua esposa, Salma Kikwete, e comitiva, desloca-se à cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, onde será obsequiado com um almoço pela governadora Celmira da Silva e manter um encontro com a comunidade tanzaniana residente em Moçambique.
Refira-se que o Presidente Filipe Nyusi efectuou em Maio último uma visita de Estado à República Unida da Tanzania a convite do seu homólogo Jakaya Kikwete, a primeira realizada oficialmente a um país estrangeiro após a sua eleição como Chefe do Estado moçambicano.
A visita destinou-se a cimentar cada vez mais as relações de irmandade, amizade e cooperação entre os dois povos e países, que datam desde os tempos da fundação da Frente de Libertação de Moçambique. Com efeito, a República Unida da Tanzania foi o berço da fusão dos três movimentos nacionalistas moçambicanos numa só frente, acolhendo e alimentando os guerrilheiros da Frelimo na sua luta contra a dominação colonial portuguesa.
Os dois países têm cooperado em vários domínios e nos últimos anos a prioridade tem sido dada à diplomacia económica, catapultando o relacionamento e cooperação empresarial tendo em vista a criação de mais emprego para os cidadãos dos dois países.
Durante a visita de Filipe Nyusi àquele país foi assinada uma emenda ao acordo de isenção de vistos em passaportes diplomáticos, de serviço e normais existente entre os dois países. A emenda foi assinada pelo Ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Tanzania, Bernard Membe, num acto testemunhado pelos dois estadistas.