KaMavota Realiza a 1ª Feira de Produção Escolar
Produtos de artesanato, pintura, desenho, Barro, corte e costura, e Produção agrícola são alguns produtos que estiveram em amostra, na feira de produção escolar promovida pela Direcção Distrital de Educação e Cultura de KaMavota (DDECK), no dia 29de Junho de 2018, na Escola Secundária de Laulane, envolvendo 24 instituições de ensino do mesmo distrito.
O evento visava mostrar e incentivar a produção escolar, promovendo o hábito do saber fazer, e fazer bem no seio dos alunos.
Na ocasião, as escolas expositoras, de forma muito ousada, trouxeram produtos diversificados e únicos, mostrando a capacidade que os alunos têm de saber fazer e o gosto pela produção agrícola.
Os organizadores do evento agradeceram em primeiro plano aos professores das disciplinas práticas e tecnológicas, alunos e gestores pelo esforço e dedicação que tiveram para tornar possível o evento. Sublinharam que a feira superou a expectativa, e prometeram organizar algo similar na próxima época agrícola.
A feira contou com a presença do Director da Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo (DEDHCM), Artur Armando Dombo, Chefe de Departamento de Nutrição e Saúde Escola a nível da DEDHCM, Sandra Machaieie, técnicos da DEDHCM e DDEC KAMAVOTA, Directores das escolas, Professores e alunos.
Na sua Intervenção, o responsável máximo da educação ao nível da cidade de Maputo, felicitou a todos intervenientes que tornaram possível a exposição, apelou ainda na valorização da produção escolar para que se torne uma realidade em todas escolas da cidade de Maputo : `` a produção escolar deve ser uma realidade em todas escolas da cidade de Maputo… essa experiencia que é trazida pela Direcção Distrito Municipal KaMavota é de louvar. Disse
Já que o evento para além da valorização do saber fazer, era também de carácter competitivo, desta forma foram premiadas 3 melhores escolas, nomeadamente: 1º lugar ficou a anfitriã Escola Secundária de Laulane, em 2º a ES Força do Povo e em 3º ES Nelsom Mandela .Estas escolas ganharam insumos agrícolas, um kit de material agrícola e as restantes receberam um Diploma de participação.
Coube ao grupo cultural do distrito fechar com chave de ouro o evento, trazendo diversos números de dança tradicional, valorizando deste modo a nossa cultura.