Mais de 73 mil pessoas visitam FACIM-2015
A 51.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM-2015) foi visitada até sábado por 73.500 pessoas, número que se acredita venha a aumentar quando forem adicionados os dados referentes ao domingo, último dia do certame.
A organização da feira, o Instituto para a Promoção das Exportações (IPEX), previa que o evento fosse visitado por pelo menos 84.900 pessoas, contra 84.605 do ano passado.
O Presidente do Conselho de Administração do IPEX, João Macaringue, considerou, numa conferência de imprensa havida na tarde de domingo, que a FACIM-2015 foi um sucesso, a avaliar pelo número de expositores, que passou de 3295 em 2014, para 3430 em 2015.
A FACIM-2015 contou com a participação de 31 países, ou seja, mais cinco em relação ao número registado o ano passado, o que para João Macaringue sinaliza a confiança que a comunidade internacional continua a depositar no futuro da economia moçambicana.
Ainda segundo João Macaringue, até sábado haviam sido feitas três mil manifestações de interesse em diversas áreas, com destaque para a construção civil, energias renováveis, equipamentos para cozinha, serviços de consultoria, mobiliário, bens de consumo, maquinaria e equipamento para a produção e abastecimento de água.
Dados do balanço preliminar indicam que a 51.ª edição da FACIM foi marcada também pelo aumento do número de prémios, de 19 para 22, o que se insere no âmbito dos esforços para tornar a feira cada vez mais dinâmica e atractiva para os expositores e visitantes, segundo João Macaringue.
O certame, que se vem tornando tradicional desde meados da década de 1960, foi este ano marcado igualmente pela realização de 1700 bolsas de contacto, contra 1502 na edição passada.
Refira-se que a FACIM-2015, inaugurada a 31 de Agosto pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, compreendeu uma área coberta de 27.600m2 (incluindo tendas personalizadas, centros de negócios e sala para conferências e bolsas de contactos) e 20.000m2 não coberta, totalizando 47.600m2.
A feira foi visitada por diversas personalidades do país, com destaque para o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que dirigiu a cerimónia de premiação dos melhores expositores; o Ministro das Indústria e Comércio, Ernesto Tonela, e o antigo Presidente da República Joaquim Chissano.
O último dia do certame, 6 de Setembro, foi marcado pela realização de um espectáculo musical envolvendo artistas nacionais e estrangeiros, o que atraiu muitas pessoas para o local. In Jornal Notícias