Mia Couto ganha “Honoris Causa”
“Os políticos são livres de fazer política mas sem sacrificar o povo” Mia Couto
Este sentimento foi manifestado pelo Escritor moçambicano, Mia Couto, quando convidado a proferir a primeira lição de Doutor.
Mia Couto foi atribuído, esta Quarta-feira, em Maputo, pela Universidade Politécnica
o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, na Especialidade de Literatura.
O Escritor Mia Couto defende que os políticos são livres de fazer política mas sem sacrificar o povo.
“Não nos usem como carne para canhão! Não somos produtos de troca, todos nós amamos e queremos a paz”, disse Mia.
O escritor moçambicano enalteceu, ainda, a dinâmica que o Presidente da República, Filipe Nyusi, tem estado a imprimir no seu governo, que se distancia da prática de bajulação a favor do reconhecimento do trabalho.
Entretanto, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o título de Doutor Honoris Causa atribuído a Mia Couto é merecido.
“Nós queremos que inspire a mais jovens, a mais moçambicanos. A iniciativa de trazer Mia Couto ao grupo de Doutores é a vontade de muitos moçambicanos e não só, por isso caro amigo Mia, parabéns e continua a ser igual a si próprio” disse o chefe do Estado.
A atribuição do título Doutor Honoris Causa a Mia Couto surge em reconhecimento do seu trabalho na área da Literatura e o seu contributo nas áreas intelectual e social.
Mia Couto é um escritor reconhecido, internacionalmente, e já recebeu vários prémios, com destaque para o Prémio Camões em 2013. (fonte: RM)