Ministra da Educação avalia positivamente sua visita à Cidade de Maputo.

Data: 11/04/2017
Ministra  da Educação avalia positivamente sua visita à Cidade de  Maputo.

Depois de 3 dias de trabalho na cidade de Maputo, a Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, avaliou positivamente a sua visita que teve lugar  de 15 a 17 de Fevereiro de 2017

Depois de 3 dias de trabalho na cidade de Maputo, a Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, avaliou positivamente a sua visita que teve lugar  de 15 a 17 de Fevereiro de 2017, “estamos satisfeitos com a visita que fizemos, dela tivemos de perto muita informação, e não através de relatórios como comummente tem sido. A cidade de Maputo precisa de apoio, deve haver trabalho de monitoria nas escolas públicas e comunitárias, estas últimas devem aprimorar o seu trabalho porque até agora falta muito por fazer nestas escolas, temos que fazer muita supervisão escolar.” – Afirmou a Ministra

No primeiro dia da visita, a Senhora Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano efectuou um encontro de cortesia no Governo da Cidade de Maputo e depois deslocou-se à DEDHCM onde manteve um outro encontro com o colectivo da Direcção alargado aos directores distritais. Neste encontro, depois do informe do colectivo da DEDHCM, a Ministra e a sua delegação inteiraram- se do funcionamento da instituição, com destaque para os sectores da Direcção Pedagógica, de Recursos Humanos, de Planificação e de Programas Especiais.

No segundo dia, a Senhora Ministra visitou Escolas que se beneficiaram da reabilitação no âmbito do Programa de Construção Acelerada de salas de aula nomeadamente Primária Unidade 30 e Escola Primária Magoanine C.

No terceiro dia da visita trabalhou no distrito municipal KaTembe, onde visitou a Escola Primária de Mutsékwa e a Escola Primária de Inguide. Na primeira escola a Senhora Ministra da Educação entrou nas salas de aula, comunicou com alunos e professores, apreciou os cadernos dos alunos para aferir o grau de assimilação das matérias; tendo verificado algum défice na assimilação das matérias, orientou aos professores a concentrarem esforços para alavancar capacidade de leitura e escrita. Conversou, ainda, com os alunos sobre a conservação do livro de empréstimo e distribuição gratuita, distribuiu a cada aluno kit de material escolar, ofereceu bolas e tabuleiros de xadrez para incentivar o desporto escolar bem como livros de leitura com objectivo de dos alunos melhorarem esta capacidade. Já na Escola Primária de Inguide a Ministra dialogou com os alunos e os professores, visitou vários compartimentos da escola, com destaque para os sanitários.

No encontro de balanço, a Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano deixou recomendações de salientar as seguintes: redobrar o trabalho pedagógico uma vez que ainda permanecem alunos que não lêem e não escrevem, prestar atenção na evolução demográfica para prever as necessidades do sector, monitorar o livro de distribuição gratuita para que chegue ao destinatário e que este garanta a sua conservação, promover feiras de leitura, intensificar a higiene escolar, controlar o funcionamento das escolas comunitárias, sobretudo na área pedagógico, assegurar que as escolas tenham documentos que dão o Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUATs), garantir a vedação das escolas de a acordo com o nível das necessidades e recursos disponíveis, ensinar as crianças a preservar e conservar o património estatal, garantir que nenhuma criança estude sentada no chão, entre outras. 

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