Na Celebração do Dia Internacional da Rapariga, Alunas da ESFM Cientes do Seu Papel Para Mudança de Comportamento.
Alunas da Escola Secundária Francisco Manyanga(ESFM) reconheceram, hoje, num debate bastante concorrido alusivo as comemorações do dia internacional da rapariga, que o futuro brilhante depende exclusivamente das mesmas.
Ainda na palestra as raparigas reclamaram a falta de diálogo em casa com os seus encarregados em diversas matérias transversais e, disseram que essa situação contribui muitas vezes para desistências as aulas e um baixo rendimento pedagógico, no entanto para ultrapassar esse problema é necessário que a escola promova mais debates de género para que elas se consciencializem e tenham mais informação sobre os seus direitos.
A Palestrante Eustasia Gomes, coordenadora de Género a nível da Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano Cidade de Maputo deu uma nota positiva ao encontro. “ Houve uma boa interacção e notei que as alunas têm informação sobre género, saúde sexual e reprodutiva. E estão motivadas, mas pedem mais intervenção da escola e dos encarregados de educação na resolução dos seus problemas.” Disse
De referir que é a sexta vez que Mocambique celebra o dia 11 de Outubro como o dia Internacional da Rapariga, e para esse ano para além das palestras nas escolas organizadas pelas alunas, há também realização de actividades culturais e desportivas e participação das mesmas em programas radiofónicos e televisivas alusivo a data.