Juventude é o centro da acção governativa
O Presidente da República, Filipe Nyusi, reitera o compromisso do Governo de fazer do jovem o centro da sua acção governativa, promovendo a sua participação no alcance dos objectivos de desenvolvimento do país.
Em mensagem por ocasião do Dia da Juventude Africana, que se comemorou ontem, o Chefe do Estado diz que a comemoração desta data surge em reconhecimento do dinamismo, perseverança, irreverência e espírito de liderança que sempre caracterizaram a juventude em todos os processos históricos que culminaram com transformações políticas e sociais profundas no Continente Africano.
Segundo Filipe Nyusi, a África celebra com muito orgulho e satisfação o fruto da luta ousada dos jovens de ontem pela independência, ciente que esta conquista é apenas uma etapa no longo percurso a trilhar, nos inúmeros desafios por superar, na paz, justiça, desenvolvimento sustentável e inclusivo que devemos continuar a construir, preservar e impulsionar, pautando pelos valores e princípios democráticos.
O Chefe do Estado, dirigindo-se particularmente aos jovens, disse que como força renovadora da sociedade “exigimos que tenham sempre presente a enorme responsabilidade de herdeiros legítimos deste continente, por isso o ónus de construir a África sonhada na Agenda 2063 – a ÁFRICA QUE QUEREMOS – reside nas habilidades, talento, imaginação, empenho e trabalho árduo do próprio jovem”.
“Assim, desejo, em nome do meu Governo e em meu próprio nome, a todos os jovens africanos, em geral, e aos moçambicanos, em particular, um feliz Dia da Juventude Africana, repleto de harmonia, amor e paz alicerçada no diálogo permanente” – lê-se na mensagem do Presidente da República.
O Dia da Juventude Africana comemora-se este ano sob o lema: “Ano Africano dos Direitos Humanos Rumo à Agenda 2063 – A África que Queremos”.