Governadora Despede-se de 185 Recrutas
A governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, despediu-se de um total de 185 recrutas do serviço efectivo normal, dos quais 174 do sexo masculino e 11 do sexo feminino, oriundos dos sete distritos Municipais da Cidade.
Na ocasião, Seuane manifestou a sua satisfação pelo facto de as capacidades físicas, intelectuais e mentais dos jovens estarão preparadas e engajadas ao serviço da pátria, tendo explicado que o Serviço Militar tem como o objectivo principal, dotar os jovens em idade de obrigações militares, de competências e valores culturais, para contribuírem positivamente para o desenvolvimento do país.
O Serviço Militar constitui em si um processo de ensino e aprendizagem, onde o jovem aprende a saber ser, saber estar, saber fazer e a conviver com pessoas de diferentes origens, promovendo e assimilando daí valores da Unidade Nacional.
Aos recrutas a governadora deixou a recomendação de valorizarem o legado da geração 25 de setembro, através de um comportamento exemplar e, sobretudo, pela entrega e atitude activa no aprimoramento dos ensinamentos a que serão submetidos, tendo em vista transformá-los em verdadeiros homens capazes de defender a pátria e a soberania Nacional, exercício que ira exigir um grande espirito de zelo e sacrifício. Entretanto, ficou o desafio de tomar a estadia nas FADM não apenas como um acto de cumprimento do dever patriótico e de troca de conhecimentos Científicos, mas também como uma oportunidade de afirmação de valores morais do vasto mosaico socio cultural que é Moçambique, bem como representar condignamente a Cidade.
Aos pais dos Mancebos da segunda corporação ao serviço militar e obrigatório a continuarem o papel de encarregados, mesmo com os filhos longe do convívio familiar, estimulando-os a uma postura de civismo e sendo promotores da Paz e estabilidade, factores inegáveis para a construção de um pais próspero e forte.
Por seu turno, os mancebos comprometeram-se a elevar ao mais alto nível a sua disciplina e respeito por todas as conquista do país assim o fizeram os jovens de 25 de Setembro que são a motriz do seu orgulho histórico, a quem irão renovar.
Os recrutas garantiram, ainda, que estavam prontos para avançar por forma a garantir a PAZ e a integridade nacional.