INAE - Governadora da Cidade de Maputo pede maior responsabilidade
A GOVERNADORA da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura Seuane, considerou, na terça-feira, a INAE um suporte indispensável no processo da governação, pedindo, por tal, que o sector seja mais actuante, idónea, responsável e imparcial.
Cintura falava na cerimónia de posse da nova delegada da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) na cidade de Maputo, Lília Navai, que substitui a Elias Jamisse.
No acto, a governadora desafiou Lília Navai a melhorar os serviços prestados ao público para que estes correspondam aos anseios e expectativas da população que está cada vez mais atenta e exigente.
“Queremos exortar a nova Inspectora-geral das Actividades Económicas na cidade de Maputo a operar mudanças e impor uma nova dinâmica no sector, privilegiando o trabalho de campo, onde está o verdadeiro gabinete” disse.
Iolanda Cintura destacou ainda a necessidade dos quadros do INAE apostarem na cultura de trabalho e na elevação da qualidade dos processos de planificação das suas acções.
Falando à imprensa, após assumir o cargo, a nova Inspectora-geral das Actividades Económicas na cidade de Maputo colocou como seu principal desafio o combate à especulação de preços, para tal, promete o aumento das acções de fiscalização e inspecção feitas por brigadas no terreno.
Lília Navai apontou ainda a acessibilidade do INAE à população de forma a fazer chegar as suas preocupações atempadamente e sem grandes dificuldades.
Na actual conjuntura económica, em que se assiste a uma subida constante do custo de vida, a acção da INAE é considerada crucial na monitoria da legalidade dos operadores económicos.