KFW Financia Construcao De Subestacao Em Beluluana
Maputo, 09 DEZ (AIM) O Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KFW) vai alocar 52.7 milhões de euros à empresa publica Electricidade de Moçambique (EDM) para financiar a construção de uma subestação, em Beluluane, na Província de Maputo, sul do pais.
Para o efeito, segundo um comunicado de imprensa da EDM, recebido hoje pela AIM, foi assinado, recentemente, um acordo entre as duas entidades.
Nos termos do acordo, 47 milhões de euros serão concedidos em regime de empréstimo e os remanescentes 5,7 milhões de euros serão a título de donativo do governo alemão.
A nota da EDM refere ainda que será feita uma consultoria para o estudo de viabilidade da linha Ressano Garcia-Beluluane, entre outras actividades.
A EDM actualmente está enfrentando problemas no fornecimento de energia eléctrica nas cidades de Maputo e Matola, caracterizado por frequentes restrições de corrente nas duas urbes. Este facto deve-se a persistência da avaria registada, em Setembro último, na subestação da Matola, localizada no Bairro do Fomento.