Noroeste 1 Ganha a Taça da Primeira Edição do Engen Basquete Inter-Escolar
A escola secundária Noroeste 1 foi a vencedora da primeira edição do torneio Engen Basquete Inter-Escolar, um evento desportivo que visa caçar novos talentos na modalidade e promover práticas saudáveis nas escolas.
O evento aconteceu no último sábado do mês transato, no pavilhão de Maxaquene que contou com a participação da vice-ministra da Juventude e Desporto Ana Flávia Azinheira, Teodomiro Sarmento director geral da Engen, director e director adjunto da Direcção da Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo DEDHCM Artur Dombo e Armando Muthemba respectivamente e o presidente da Associação do Basquetebol da cidade De Maputo, Rui Hélder.
No jogo da final, mediram forças as escolas secundárias Noroeste1 e Malhazine, no qual saiu vencedora a Noroeste 1, que com muita facilidade bateu o seu adversário por 42-23, ocupando, deste modo, a primeira posição da tabela classificativa do torneio Engen Basquete inter- escolar, edição 2018. A segunda posição e terceira couberam às escolas secundárias Armando Guebuza e Francisco Manyanga respectivamente.
Participaram do torneio 10 escolas Secundárias da Cidade de Maputo, onde todas elas receberam certificado de participação e material escolar. As escolas classificadas nos três primeiros lugares receberam taças e medalhas das mãos dos convidados de honra no certame.
Para além do basquetebol, os petizes mostraram que também são bons de "mexer a cintura" visto que abrilhantaram o público presente com vários números de dança
Os vencedores, disseram à nossa reportagem que o segredo para grande vitória foi um trabalho intenso e acima de tudo união e cumplicidade entre a equipa. Por outro lado louvaram a iniciativa da Engen e anseiam por uma outra oportunidade igual.
Já lá para o fim do evento, Teodomiro Sarmento disse estar satisfeito por contribuir para a massificação do basquetebol e por proporcionar uma ocupação saudável aos alunos, mais ainda, o director-geral da engen manifestou o desejo de que o evento volte a trazer animação no próximo ano.
Por seu turno, na sua intervenção, o director da DEDHCM, Artur Dombo, agradeceu a iniciativa da Engen por patrocinar o evento e desta feita ocupando os alunos nos tempos livres. Mais além, Dombo desafiou o patrocinador a editar novamente o evento nos próximos anos.
De referir que participaram o torneio 300 alunos, vinte professores provenientes de 10 escolas secundárias da cidade de Maputo e teve a duração de 4 meses.