Nyusi apercebe-se da falta de salas de aula
O Presidente Filipe Nyusi realizou sexta-feira uma visita à Escola Secundária de Namicopo, situada no bairro suburbano do mesmo nome, na cidade de Nampula, onde logo à partida constatou carência de salas de aula e precárias condições das instalações com que se debate o estabelecimento de ensino.
Segundo o estadista moçambicano, a carência faz com que os mais de 4 mil alunos daquela escola estudem em turmas superlotadas, embaraçando assim o processo de ensino e aprendizagem, que se pretende de qualidade, pois que, por exemplo, uma turma com 140 alunos constitui uma tarefa muito difícil para professores em termos de lecionação.
“Como viram durante esta visita, há carência de salas nesta escola, o que não deixa de preocupar, tendo em conta que aqui estudam muitos alunos. Por outro lado, há problemas de insegurança, embora a escola tenha um muro de vedação”, disse Nyusi, falando depois a jornalistas.
Porém, o Presidente disse ter ficado feliz por ter sido informado de que a primeira fase da distribuição de carteiras naquela escola terminou com êxito, o que faz com que os alunos não estudem sentados no chão.
Ele saudou igualmente a iniciativa da construção de algumas salas de aula, cujos trabalhos contaram com a participação da comunidade local, que se organizou para prestar o seu apoio.
Nyusi explicou que a sua visita àquele estabelecimento de ensino tinham como finalidade inteirar-se “in loco” sobre aquilo que já tinha conhecimento, sobretudo no referente às principais dificuldades que aquela escola enfrenta para o bom funcionamento.
Já num breve diálogo que manteve com alguns professores e outros funcionários da escola o Chefe do Estado afirmou que esforços estão sendo empreendidos por parte do Governo no sentido de se ultrapassar a situação de superlotação de alunos nas turmas, não só naquela escola como também noutras do país.
No caso específico da província de Nampula, Filipe Nyusi salientou que o Governo e a Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano têm vindo a trabalhar no sentido de resolver o problema da insuficiência de salas da aula na região.
Antes de visitar a Escola Secundária de Namicopo o Presidente esteve no Supermercado Shoprite, onde foi ver o nível de preparação e capacidade de abastecimento de produtos de primeira necessidade aos consumidores da região norte do país, tendo em conta a proximidade das festas do Natal e do Fim do Ano.
O estadista disse ter recebido garantias dos responsáveis do supermercado de que tudo estão a fazer para que produtos básicos não faltem na quadra festiva, até porque já programaram algumas promoções durante as festas.