PRM activa comando operativo rumo as festas
A Polícia da República de Moçambique (PRM) vai activar, a partir da segunda metade do mês em curso, um comando operativo com vista a garantir um ambiente ordeiro e tranquilo na quadra festiva que se avizinha.
A medida foi revelada em conferência de imprensa havida hoje em Maputo, para apresentar o panorama do período festivo e, a semelhança dos outros anos, a vontade de todos é que seja marcado por ordem e segurança públicas.
Para o efeito, o porta-voz do Comando da PRM, a nível da cidade, Orlando Mudumane, disse que a corporação está a projectar um pacote de medidas que incluem, por exemplo, o reforço dos efectivos que estarão a garantir a ordem pública e desencorajar as práticas criminais.
Segundo Mudumane, a corporação vai introduzir medidas destinadas a responder ao elevado fluxo de trânsito que, em datas festivas, vai marcar a circulação rodoviária nas diversas artérias da urbe e evitar a ocorrência de acidentes de viação passíveis de registo.
A fonte pediu igualmente aos proprietários dos estabelecimentos comerciais para evitarem a venda de objectos pirotécnicos até a chegada dos dias para o seu uso, mas que também deve ser feito por pessoas com sanidade comprovada para não causar os episódios que se registam freq1uentemente.
Para o efeito, a polícia está a trabalhar na sensibilização dos comerciantes no sentido de travar a sua venda antes das datas em que podem ser comercializados.
Estamos a trabalhar com os proprietários dos estabelecimentos comerciais para garantir que a venda dos objectos pirotécnicos seja feita em datas apropriadas para o seu uso, explicou o porta-voz.
Na ocasião, a fonte disse igualmente que a corporação para além da sua linha verde (112) para efeitos de denúncia de todas as práticas atentatórias a sua imagem, vai disponibilizar também vários números de comandantes das esquadras que podem ser usados sempre que houver necessidade.