Previstas melhorias de serviços de Internet
Um mecanismo nacional de governação da Internet ao nível nacional, que tenha como missão promover o desenvolvimento da Internet e dos seus serviços e a localização de conteúdos produzidos no país, poderá ser estabelecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP).
A garantia foi dada pelo titular da pasta, Jorge Nhambiu, que falava no I.º Conselho Coordenador da instituição que decorreu até sexta-feira em Maluana, distrito da Manhiça, sob o lema “Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, construindo uma plataforma para o desenvolvimento socioeconómico do país”.
O ministro referiu, na ocasião, que, para o alcance deste objectivo, impõem-se ao sector, desafios nos próximos anos, entre os quais a implementação da estratégia de financiamento e dos mecanismos criados para o controlo e garantia de qualidade, eficiência e eficácia das Instituições de Ensino Superior (IES), por exemplo.
“Há também necessidade de criação de escolas de tecnologia e informação de nível médio em cada uma das províncias do país, para alargar o acesso a este tipo de conhecimentos”, acrescentou.
Falou ainda em criação de bibliotecas e laboratórios, promover o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), estabelecer centros de excelência de formação e de investigação na área de TICs, com particular enfoque na segurança de informação.
“O Governo considera importante assegurar que a expansão do ensino superior acompanhe a melhoria da qualidade para promover um sistema educativo inclusivo, eficaz e eficiente que garanta a aquisição de conhecimentos”, acrescentou.
A melhoria da qualidade deve ainda permitir a aquisição de habilidades científicas, gestão e atitudes requeridas para responder às necessidades de desenvolvimento humano.
O ministro estendeu os desafios igualmente para o Ensino Técnico-Profissional, pela sua contribuição na formação de mão-de-obra especializada demandada pelo sector produtivo.
Assim, o grande desafio é assegurar a expansão do acesso e adopção de um currículo baseado em padrões de competências, para garantir que os graduados tenham uma formação relevante e de qualidade.
Neste contexto, dentre os grandes desafios nesta área de ensino destacam-se a expansão e acesso ao ensino em todas as províncias, através da construção, reabilitação e apetrechamento das escolas; definir áreas de maior prioridade para a formação dos formadores; promover a formação técnica e psicopedagógica de docentes; aumentar as oportunidades de formação e capacitação profissional não formal, através de cursos de curta duração dirigidos principalmente aos jovens.
No que tange à ciência e tecnologia, o governante falou particularmente da inovação e investigação científica, tendo tecido igualmente alguns desafios, nomeadamente aumentar o número de projectos de investigação; inovação e transferência de tecnologias para as instituições de investigação; aumentar o número de investigadores e docentes com formação de pós-graduação; aumentar o número de infra-estruturas para a realização da pesquisa; estabelecer iniciativas de incubação e inovação tecnológica nos Parques de Ciência e Tecnologia.