A Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, assinou ontem, em Bruxelas, o Programa Indicativo Nacional de Cooperação entre Moçambique e a União Europeia, para o período 2014-2020, no valor global de 734 milhões de euros.
Notícias
A Primeira-Dama de Moçambique, Isaura Nyusi, encorajou as mulheres da província de Nampula a continuarem a explorar as oportunidades oferecidas pelo Governo para a contínua alfabetização a fim de que contribuam ainda melhor no processo de desenvolvimento do país.
Moçambique poderá declarar-se livre da malária nos próximos anos, caso uma experiência científica que está a decorrer em Magude, província de Maputo, venha a surtir os resultados esperados. A acção é levada a cabo pelo Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) no quadro de uma iniciativa de várias instituições que lutam contra aquela doença no país.
O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, considerou ontem positiva a participação do nosso país nos Exercícios Militares da AMANI África II, uma componente-chave da Arquitectura de Paz e Segurança Africana (APSA), composta por contingentes militares, policiais e civis da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC).
Administração Nacional de Estradas (ANE) necessita de mais cinco milhões de meticais para a realização normal das suas actividades, relacionadas com a manutenção de estradas, revelou segunda-feira o director de Manutenção daquela instituição pública, Silvestre Elias.
O Governo, liderado pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, vai hoje e amanhã ao Parlamento, para responder às perguntas das três bancadas parlamentares, no quadro dos preceitos da Constituição da República, no que respeita ao relacionamento institucional entre os dois órgãos do Estado.
O Governo pretende que a Rede de Ensino Superior e de Pesquisa de Moçambique (MoRENet) se transforme numa plataforma de comunicação de dados e de serviços electrónicos para a comunidade académica nacional, com vista a servir de suporte ao Sistema Nacional de Ensino Superior e Técnico-Profissional, de Investigação e de Inovação.
As mensagens de paz, fraternidade e de concórdia difundidas no país devem ser assumidas por todos os moçambicanos, como forma de fortalecer a coesão e a unidade nacional e garantir a estabilidade do país.
A Crise de transporte, que se tem acentuado nos últimos tempos, na cidade de Maputo, será minimizada nos próximos dias, com a entrada em circulação de 100 novos autocarros, adquiridos no âmbito de uma parceria público-privada.
O Presidente Filipe Nyusi disse ontem, em Maputo, que a sociedade deve responder aos diversos actos de violência com uma cultura de não-violência, de diálogo, debate aberto e permanente e que deve ser reproduzida quotidianamente nos órgãos de comunicação.