O governo moçambicano acaba de criar o Serviço Nacional de Sangue (SENASA), no quadro de medidas que visam responder a necessidade de terapia transfusional, promovendo a política de sangue seguro.
Notícias
A primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, deu o ponta pé de saída da Liga Nacional de Futebol Feminino (LNFF). O jogo teve lugar, sábado, no Estádio Nacional do Zimpeto. O Costa do Sol, campeão em título, derrotou o Benfica de Laulane por 3-1.
O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, instruiu ontem a Polícia da República de Moçambique (PRM) a identificar e prender os mandantes dos raptos e tráfico de cidadãos com problemas de albinismo.
A Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, exortou aos moçambicanos à solidariedade e partilha com os outros o pouco que tiverem conseguido juntar ao longo do ano, sobretudo neste período da quadra festiva.
A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, exige dos administradores distritais maior actuação não devendo permanecer impávidos aos desmandos praticados pelas autarquias, sobretudo as dirigidas pela oposição.
O Vice-Ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, que revelou o facto na cidade central da Beira, disse que estes centros surgem no âmbito do Plano Estratégico para a Logística Farmacêutica (PELF), desenhado para orientar uma reforma estrutural da cadeia de abastecimento às unidades sanitárias do Serviço Nacional de Saúde.
Depois de anos de negociações e hesitações, um acordo histórico para conter o aquecimento global foi aprovado neste sábado em Paris. Representantes de 195 países disseram "sim" a um novo tratado internacional, que envolverá todas as nações num esforço colectivo para tentar conter a subida da temperatura do planeta a 1,5ºC.
O Presidente Filipe Nyusi realizou sexta-feira uma visita à Escola Secundária de Namicopo, situada no bairro suburbano do mesmo nome, na cidade de Nampula, onde logo à partida constatou carência de salas de aula e precárias condições das instalações com que se debate o estabelecimento de ensino.
Um total de 2.028 servidores públicos, em todo o país, ainda não apresentou as suas declarações de bens, facto que incorrem em sanções por parte da Procuradoria-geral da República, por violação da Lei de Probidade Pública.
Para a consumação do acto, as duas partes assinaram esta quarta-feira na capital moçambicana, Maputo, um acordo de cooperação técnica e económica que visa, essencialmente, melhorar o desempenho dos sectores de educação,