O Presidente Filipe Nyusi manteve ontem um encontro “tête-à-tête’’ com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, em Pretória, cuja agenda foi dominada por assuntos económicos, com destaque para a área da energia eléctrica, que é fundamental para os dois países embarcarem para uma cooperação económica visando a melhoria da qualidade de vida de seus povos.
Notícias
O Presidente Filipe Nyusi chegou ontem a Pretória para uma visita de Estado à África do Sul a convite do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, com quem vai manter um encontro hoje para avaliar a cooperação bilateral.
Os professores de 73 distritos que ainda não têm instituições bancárias próximo do seu local de trabalho vão passar a receber os seus salários localmente, com base no sistema de pagador.
A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, pediu ontem aos moçambicanos, em geral, e aos políticos, em particular, para que se reconciliem, unindo as mãos e dissipando a desconfiança recíproca.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia hoje uma visita de Estado de três dias à República da África do Sul, a convite do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.
Cerca de 30 mil professores moçambicanos do ensino primário, desprovidos de conhecimentos psico-pedagógicos mas considerados imprescindíveis para a sua actividade diária, poderão beneficiar-se de uma formação psicopedagógica até finais do corrente ano.
A Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR) autorizou o Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, a efectuar uma visita de Estado à República da África do Sul de 21 a 23 de Outubro corrente a convite do seu homólogo daquele país vizinho, Jacob Zuma.
O Governo espera concluir a elaboração do plano de contingência para a presente época chuvosa até princípios do próximo mês para que o país esteja melhor preparado para fazer face às calamidades no período que decorre até Março de 2016.
O Presidente Filipe Nyusi convidou ontem, em Maputo, ao Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) a assumir novas ambições na expansão dos seus serviços para um número cada vez maior de moçambicanos, ao longo do território nacional, sem, contudo, descurar a qualidade.
Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente, falecido a 19 de Outubro de 1986 (faz hoje 29 anos) nas montanhas de Mbuzini, África do Sul, vítima de acidente aéreo num esquema orquestrado e executado pelo ex-regime do “apartheid”, era um homem do povo e fiel intérprete das suas aspirações.